top of page
  • Foto do escritorceconjf

O que é Curso Técnico Integrado?

Entenda a importância dessa formação para o mercado profissional




Entender o que é curso técnico integradoamplia as possibilidades do estudante em ter uma formação diferenciada antes mesmo de ingressar na faculdade. Dessa forma, após finalizar o Ensino Fundamental, o aluno tem a possibilidade de ingressar no Ensino Médio e ter acesso a disciplinas técnicas de uma área específica, que forma o estudante para atuar no mercado profissional. 


Afinal, o que é Curso Técnico Integrado?


O curso técnico integrado é uma modalidade de ensino no qual o estudante realiza a formação técnica ao mesmo tempo que cursa o ensino médio. Ou seja, não é necessário aguardar a finalização da última etapa da educação básica para fazer o curso técnico. Esses cursos são oferecidos por instituições que já são autorizadas a receber estudantes no nível médio e incluem em sua grade a opção do técnico integrado. 


Para isso, é exigida a conclusão do Ensino Fundamental I e II. Os cursos devem atender, simultaneamente, aos objetivos da Educação Básica e, especificamente, do Ensino Médio e também da Educação Profissional e Tecnológica, atendendo tanto a estas Diretrizes, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, assim como às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e às diretrizes complementares definidas pelos respectivos sistemas de ensino.


Como funciona o Curso Técnico Integrado?


A grade curricular do curso técnico integradomescla as disciplinas que compõem a base curricular do Ensino Médio com as matérias técnicas e teóricas do curso técnico. O conteúdo visa contemplar uma formação diversificada e atualizada, capaz de preparar o estudante para os desafios do mercado profissional. 


A distribuição da carga horária fica a critério das instituições de ensino. De acordo com o MEC, a formação profissional técnica de nível médio deve variar entre 800, 1.000 e 1.200 horas, dependendo da habilitação. Para cumprir a carga horária necessária, é muito comum que a instituição precise incluir aulas no turno oposto.


Estágio no curso técnico integrado


O estágio para curso técnico atende à legislação específica, estabelecida na Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE nº 06/2012). 


Quando a habilitação do curso técnico exige a obrigatoriedade do estágio, devido à natureza da ocupação, a formação deverá contemplar o estágio obrigatório, dentro das normas da sua respectiva carga horária e proposta de curso. Quando o estágio não é obrigatório para determinada formação, a decisão é da instituição de ensino.


Cursos técnicos integrados


Veja abaixo uma lista dos principais cursos técnicos integrados:


Curso técnico integrado em Informática

Curso técnico integrado em Edificações

Curso técnico integrado em Turismo

Curso técnico integrado em Mecânica

Curso técnico integrado em Eletrônica

Curso técnico integrado em Eletrotécnica

Curso técnico integrado em Automação Industrial

Curso técnico integrado em Química


Fonte:E+B Educação | Gabriele Silva

98 visualizações0 comentário
bottom of page