top of page
  • Foto do escritorceconjf

Curso Técnico em Segurança do Trabalho – saiba tudo sobre a profissão

O técnico em segurança do trabalho tem como responsabilidade preservar a integridade física dos colaboradores da empresa. As atividades do técnico são de inspecionar as condições de trabalho, equipamentos e instalações, garantindo a eliminação de riscos à saúde dos trabalhadores, fazendo com que as normas do ambiente de trabalho sejam cumpridas.


O profissional precisa disseminar e seguir as regras internas e externas de segurança, mapear as condições inseguras, definindo planos de ação e acompanhando a implementação das ações, orientando os funcionários do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dentro do ambiente de trabalho.

Se identificou com a profissão de técnico em segurança de trabalho? Continue lendo nosso artigo para descobrir como se profissionalizar com o curso técnico, chega aí!


Como funciona o curso técnico em segurança do trabalho?


O curso técnico em segurança do trabalhotem a duração de um ano e meio e oferece uma entrada rápida ao mercado de trabalho, oferecendo aos técnicos formados a oportunidade de ganhar bons salários.


O estudante precisará ter uma dedicação maior aos estudos, pois além das 36 normas existentes, as companhias também costumam ter suas próprias políticas de segurança. Durante o curso os estudos serão sobre a legislação aplicada, gestão ambiental, primeiros socorros, fundamentos de segurança, higiene no trabalho, gerência de risco, entre outras matérias que serão fundamentais para a formação do aluno.

Lembrando que depois de formado, o profissional precisa fazer o pedido do cartão de registro profissional do técnico em segurança do trabalho, emitido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) pela internet.


Quem pode fazer um curso técnico em segurança do trabalho?

Para realizar a inscrição no curso Técnico em segurança do Trabalho é necessário cumprir alguns requisitos, como: o estudante deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio e a idade mínima pode variar de curso para curso.


A dica é, antes de realizar a sua inscrição no curso, conferir as informações na instituição de ensino desejada e avaliar se você atende a todos os requisitos de acesso ao curso.


Áreas de atuação

A missão do profissional em segurança do trabalho é de inspecionar as instalações físicas e equipamentos de trabalho da empresa, certificando que está tudo conforme as normas e leis brasileiras de segurança.

O profissional, além de promover ações com o foco de evitar a acidentes e problemas de saúde, atua nos maiores lugares de risco, como: laboratórios, hospitais, obras, fábricas, entre outros. Algumas das atividades do técnico em segurança do trabalho são:

  • Criar e propor políticas de segurança no ambiente de trabalho;

  • Acompanhar vistorias, perícias e auditorias;

  • Planejar e implementar modelos de segurança do trabalho;

  • Desenvolver testes e pesquisas no ambiente de trabalho;

  • Gestão de equipes.


O Brasil conta com ais de 350 mil profissionais na área, mas ainda há uma procura muito grande por esse profissional nas empresas, com a expansão industrial e comercial do país. As áreas de atuação são tanto em empresas, como indústrias, confira:

  • Varejo;

  • Fábricas;

  • Empresas públicas ou privadas da construção civil, aviação, petrolíferas, mineradoras;

  • Consultorias;

  • Portos e Aeroportos;

  • Instituições de ensino.


Tipos de cursos


Há 3 tipos de cursos para a escolha do aluno. Confira o detalhe de cada um deles:


EAD As aulas EAD são desenvolvidas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros presenciais apenas para as avaliações, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semestre.

O estudante pode escolher os melhores dias e horários para os seus estudos, acompanhando aulas ao vivo previamente marcadas e realizando atividades no seu tempo livre.

É importante ter um planejamento para cumprir o cronograma de estudos do curso a distância, uma vez que o aluno não tem a necessidade de comparecer diariamente à instituição de ensino ou ao polo de educação a distância.


Semipresencial Conhecidos como cursos híbridos, os cursos semipresenciais são a mistura do ensino EAD com o ensino presencial. Para um curso ser considerado semipresencial, é necessário que ao menos 20% da carga horária seja destinada para aulas a distância.

Os cursos semipresenciais possuem encontros presenciais em sua maior parte da carga horária, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da instituição de ensino. Quando o aluno não tem aula presencial, ele pode se dedicar ao ambiente virtual de aprendizagem para realizar as suas tarefas.


Presencial O estudante na modalidade presencial tem aulas frequentes que, dependendo da grade do curso, podem ser em dias diferentes da semana. A carga horária costuma ser mais alta, já que é necessário a presença do aluno na instituição de ensino.

As atividades e provas são realizadas na instituição de ensino e, para conseguir aprovação nas matérias, é necessário ter 70% de frequência mínima nas aulas, além das notas mínimas de acordo com cada instituição de ensino.


Qual o salário de um técnico em segurança do trabalho?

O salário base 2020 para um técnico em logística é de R$2.080,00, com carteira assinada em regime CLT em todo Brasil.

Qual a duração média de um curso técnico em segurança do trabalho?


De acordo com as informações cedidas pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), o curso técnico em segurança do trabalho deve ter duração de 1.200 horas no total. As instituições de ensino oferecem o curso com tempo médio que varia entre 1 ano e meio a 2 anos.


Diploma e certificado O diploma do ensino técnico em segurança do trabalho é de nível médio, voltado para a capacitação profissional. Não existe diferença entre certificados de cursos a distância, semipresencial ou presencial, todos têm a mesma validade em território nacional.


Possibilidades de especialização técnica.


Com sua formação no curso técnico em vista, o estudante que investiu os estudos no setor da segurança do trabalho tem a possibilidade novas formações com alguns cursos de especialização, que são:

  • Especialização técnica em higiene ocupacional;

  • Especialização técnica em ergonomia;

  • Especialização técnica em prevenção e combate a incêndio;

  • Especialização técnica em meio ambiente;

  • Especialização técnica em segurança do trabalho na construção civil;

  • Especialização técnica em segurança do trabalho em petróleo e gás.

Fonte: https://www.pravaler.com.br/curso-tecnico-em-seguranca-do-trabalho-saiba-tudo-sobre-a-profissao/


73 visualizações0 comentário
bottom of page