top of page
  • Foto do escritorceconjf

Curso Técnico em Química: Saiba tudo sobre a profissão

O curso técnico em química



O técnico em química é uma formação básica de educação para estudantes que já concluíram o ensino fundamental e têm o interesse de ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Os formados são capacitados para atuar nos processos químicos industriais e laboratoriais, sempre com respeito às normas ambientais, de segurança e de qualidade.


Lembrando que, ao concluir o curso técnico em química, o recém-formado precisa realizar seu registro profissional no Conselho Regional de Química (CRQ) sob sua jurisdição. Com esse registro, o técnico em química poderá atuar regularmente sem risco de ter a sua licença cassada por exercício irregular da atividade.


Como funciona o curso técnico em química?


O curso técnico tem a sua maior parte formada por matérias práticas, na qual é apresentado ao aluno a experiência de trabalhar no mercado de trabalho.


O estudante vai conhecer insumos, equipamentos e métodos utilizados pela indústria química e se aprofundar no desenvolvimento de produtos e materiais, processos laboratoriais, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas.

O técnico em química deve estar preparado para a criação e transformação de produtos das mais diversas áreas e categorias do mercado.


As principais matérias do curso são:

  • Química Geral

  • Química Orgânica

  • Química Inorgânica

  • Bioquímica

  • Microbiologia

  • Tecnologia de Alimentos

  • Mineralogia

  • Processos Químicos Industriais

  • Tratamento de Resíduos

  • Análises Químicas de Solo


A duração do curso de técnico em química pode variar entre 1 e 2 anos, dependendo da instituição de ensino escolhida pelo estudante.


Quem pode fazer um curso técnico em química?

Para realizar a inscrição no curso técnico em química é necessário cumprir alguns requisitos, como: o estudante deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio e a idade mínima pode variar de curso para curso.


A dica é, antes de realizar a sua inscrição no curso, conferir as informações na instituição de ensino desejada e avaliar se você atende a todos os requisitos de acesso ao curso.


Áreas de atuação

O número de indústrias no Brasil só tende a crescer e faz com que as vagas para as áreas estejam alinhadas com a demanda do mercado de trabalho. Os profissionais do técnico em química são contratados para trabalhar em indústrias, realizando atividades em parceria com equipes, compostas, em sua maioria, de engenheiros.


Há diversas áreas e segmentos que o profissional pode escolher, confira:

  • Indústrias químicas, empresas privadas ou públicas;

  • Área comercial, em vendas e assistência técnica;

  • Laboratórios de análise, de pesquisa, de controle ambiental e de controle de qualidade;

  • Atividades em empresas de segurança e higiene industrial.


Qual o salário de um técnico químico?

O salário base 2020 para um técnico químico é de R$2.017,00, com carteira assinada em regime CLT em todo Brasil.


Diploma e certificado

O diploma do ensino técnico em química é de nível médio, voltado para a capacitação profissional. Não existe diferença entre certificados de cursos a distância, semipresencial ou presencial, todos têm a mesma validade em território nacional.

Esse foi nosso conteúdo sobre o curso de técnico em química. Curtiu? Sabia que o governo federal conta com um programa de bolsas para cursos técnicos? Confira nosso conteúdo.


fonte: https://www.google.com.br/amp/s/www.pravaler.com.br/curso-tecnico-em-quimica-saiba-tudo-sobre-a-profissao/%3famp=truehttps://www.google.com.br/amp/s/www.pravaler.com.br/curso-tecnico-em-quimica-saiba-tudo-sobre-a-profissao/%3famp=true

122 visualizações0 comentário
bottom of page