top of page

Cultivando a Gentileza em Nossas Comunidades

Como podemos ser mais gentis uns com os outros em tempos de respostas duras em nossas comunidades?



Temos vivido tempos duros, não é?! Essa dureza, muitas vezes, evoca em nós também respostas duras.

A gentileza é uma qualidade que pode fortalecer nossos laços, construir relacionamentos saudáveis e contribuir para um mundo mais harmonioso, mas é natural que nos fechemos por vezes para nos proteger. Faz sentido precisar "engrossar a casca" para lidar com as dificuldades, porém levar isso a cabo tem consequências.

Distanciamento. Isolamento. Sobrecarga.

Às vezes, porém, é difícil manter a calma quando enfrentamos respostas duras, mas você já parou para pensar como podemos nos manter gentis mesmo quando provocados?


É uma questão desafiadora, mas certamente possível. Um bom começo é praticar a empatia. Tentar entender de onde vêm as perspectivas das pessoas, mesmo que discordemos delas. E lembre-se de que não é necessário responder na mesma moeda. Pode ser mais eficaz responder com compaixão.

Você já pensou que, num momento em que enfrentamos respostas duras, pode ser útil dar um passo para trás antes de responder. Às vezes, as pessoas estão passando por momentos difíceis e descontam em outros. Não leve para o lado pessoal e responda com calma e gentileza.


Uma escuta atenta é outra habilidade importante na gentileza, não é? A escuta atenta mostra que você valoriza as opiniões dos outros, mesmo que não concorde. Isso cria um ambiente mais respeitoso e facilita o entendimento mútuo.

Podemos começar sendo modelos de gentileza. Quando as pessoas veem exemplos de gentileza, tendem a replicar esse comportamento. Além disso, promover educação e diálogo construtivo em nossas comunidades é essencial para gerar compreensão mútua


Com frequência venho me perguntando que recursos podem nos ajudar a passar por estes desafios e, foi no contexto desta reflexão que me lembrei de uma frase, sem autoria confirmada, "é preciso endurecer sem perder a ternura jamais". E que, se nossos problemas são criados em coletividade, também assim devem ser enfrentados. No final das contas, a gentileza pode ser a chave para criar comunidades mais unidas e harmoniosas.


A gentileza não apenas suaviza as interações, mas também fortalece nossas relações e torna o mundo um lugar melhor. O que você acha que poderia fazer hoje para promover a gentileza em sua comunidade?


Com carinho,

NAP-Núcleo de Apoio Psicopedagógico

Psicóloga – Sirlene Cirilo

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page