top of page
  • Foto do escritorceconjf

Conheça os cursos técnicos que mais empregam


Pensando em fazer um curso técnico e alavancar sua vida profissional? Saiba que para muitas pessoas o momento de escolher a carreira técnica é cercado de dúvidas. Enquanto alguns já sabem exatamente o que fazer considerando sua paixão, outros analisam seu caminho considerando os cursos técnicos que mais empregam.


É uma decisão complicada, uma vez que deve-se unir a paixão pela carreira à demanda do mercado de trabalho. Afinal, de nada adianta ter um diploma em mãos e não encontrar vagas de emprego disponíveis, certo?


Para lhe ajudar nessa escolha, confira neste artigo quais são melhores cursos técnicos para 2020, considerando as projeções avaliadas ao longo do ano de 2019 por diversas organizações, de diferentes setores.


Acompanhe e boa leitura!


Qual melhor curso técnico para fazer?


Escolher um bom curso técnico não é uma tarefa simples. Além de optar pelos cursos técnicos mais procurados no mercado de trabalho, é interessante refletir sobre a sua vocação para determinada área, os níveis de empregabilidade na sua região, a faixa salarial e as oportunidades de crescimento na carreira.


Sabe-se que os cursos técnicos que mais empregam são a porta de entrada mais rápida para o mercado de trabalho, que é carente de mão de obra técnica bem qualificada.


Por isso, se você possui uma boa formação técnica, suas chances de conquistar uma vaga de emprego são infinitamente maiores do que alguém que possui apenas o ensino médio comum, por exemplo.


Mas como escolher o melhor curso técnico?


Está com dificuldades de definir um curso técnico para fazer em 2020? Confira as dicas a seguir:


1.   Antes de tudo, analise seu perfil pessoal

Não há como esconder a relevância do seu perfil e preferências pessoais na decisão por determinado curso técnico. Iniciar um curso que não seja minimamente alinhado às suas expectativas de vida, pessoal e profissional, resulta em infelicidade profissional e estagnação.

Coloque numa lista as áreas de atuação que mais lhe agradam. Em seguida, relacione suas habilidades e ligue aos cursos que mais se aproximam destas informações. Assim, você dispensará as opções distantes do seu perfil e afunilará as possíveis escolhas.


2.   Pesquise as instituições que oferecem o curso desejado

Uma instituição de ensino de referência é a melhor escolha para quem busca uma boa formação.

Antes de se matricular, conheça a escola técnica: pesquise sua reputação das redes sociais, conheça o quadro de professores e verifique se o seu funcionamento está autorizado pelo MEC.


3.   Analise mensalidades, opções de bolsa e financiamentos

Já definiu o curso? Agora é hora de pesquisar as opções com melhor custo-benefícios. Os valores das mensalidades variam, principalmente, pela estrutura oferecido, grau de relevância da escola e qualificação do corpo docente.

Além de avaliar a mensalidade, consulte as possibilidades de desconto. Quase 100% das escolas técnicas oferecem concursos de bolsa, parciais e integrais. Sobre financiamentos: poucos sabem, mas o FIES financia cursos técnicos e de graduação!


4.   Dê preferência aos cursos técnicos que mais empregam

Depois de encontrar a melhor instituição e fazer uma varredura entre os cursos técnicos mais interessantes dentre os seus interesses, você deve avaliar, em ordem crescente, os cursos técnicos que mais empregam.

Este levantamento permite que você saiba quais os cursos técnicos mais procurados no mercado de trabalho, facilitando o início da sua trajetória profissional.


Cursos técnicos que mais empregam em 2019 e 2020


Visando dar uma força no seu processo decisivo, conheça algumas das opções de cursos técnicos com maior nível de empregabilidade entre os anos de 2019 e 2020. Conheça as áreas promissoras e comece a desenhar os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.


1.   Técnico em Enfermagem

O Técnico em Enfermagem está entre cursos técnicos que mais empregam em 2019, além de oferecer boas expectativas para 2020.

Sua área de atuação é ampla, compreendendo hospitais públicos e particulares, consultórios e clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, setor de segurança e saúde de empresas públicas e privadas, escolas, dentre outros.


2.   Técnico em Desenvolvimento de Aplicativos

Em uma era dominada por aplicativos e sistemas informatizados, o Técnico de Desenvolvimento de Aplicativos – ou Desenvolvimento Mobile – atua diretamente na criação de aplicativos para smartphones iOS e Android.

O profissional realizar seus serviços atrelado aos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação. Este curso técnico também se destaca entre os cursos técnicos mais bem pagos de 2019.


3.   Técnico em Informática

Junto ao Técnico de Desenvolvimento de Aplicativos, o Técnico em Informática é outra figura importante em qualquer mercado e destaca-se entre os cursos técnicos que mais empregam. Não há como falar em desenvolvimento e modernização sem citar os técnicos de Informática.

Estes profissionais podem trabalhar como contratados em empresas, no setor de Tecnologia ou, ainda, prestarem serviços como MEI através de suas próprias empresas.


4.   Técnico em Estética

O setor da beleza é um dos que mais cresce no país. Sendo assim, profissionais qualificados em Estética e Cosmética podem conquistar grandes espaços no meio profissional. Seja atuando como funcionário em salões, clínicas e espaços particulares, seja abrindo o seu negócio próprio, trata-se de um profissional que visualiza boas perspectivas para 2020.

O curso Técnico em Estética figura entre cursos técnicos que mais empregam e abrem portas para a conquista da independência financeira, principalmente das mulheres.


5.   Técnico em Análise de Marketing

Nunca se falou tanto em Marketing como em 2019. E para 2020, as previsões são bem pretensiosas. Com a mudança do processo de compra – hoje os consumidores pesquisam muito mais sobre as marcas, a fim de conhecê-las antes de comprar – novas estratégias de Marketing vêm sendo utilizá-las para atrair a atenção do cliente.

Neste sentido, os técnicos em Marketing atuam como estrategistas, criando campanhas, mensurando dados e buscando caminhos para gerar visibilidade ao produto ou serviço, elevar as vendas e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

O curso Técnico em Análise de Marketing é perfeito para profissionais que desejam atuar em agências, bem como para os que desejam exercer suas atividades em caráter freelancer.


Sobre todos os cursos técnicos, uma dica extra: é interessante destacar que a média inicial salarial dos profissionais de nível técnico é mais promissora que para os profissionais de nível superior. O motivo está na urgência em preencher vagas técnicas, muitas vezes comprometida pela falta de profissionais capacitados e atualizados.


427 visualizações0 comentário
bottom of page