top of page
  • Foto do escritorceconjf

5 motivos para cursar Técnico em Segurança do Trabalho



O curso de Técnico em Segurança do Trabalho tem sido bastante procurado por jovens nos últimos anos. Existem algumas razões pelas quais ele vem conquistando os indivíduos que se formaram no ensino médio, principalmente aqueles que querem ingressar logo no mercado de trabalho.


Neste post, vamos mostrar o que faz esse profissional e 5 motivos para cursar Técnico em Segurança do Trabalho. Desta maneira, você será capaz de analisar a carreira e decidir se ela é uma boa opção para o seu perfil. Confira!


O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho?


O papel deste profissional é evitar acidentes em ambientes de trabalho e, assim, manter a integridade física dos colaboradores e das empresas. Por isso, algumas das principais atividades do técnico são: verificar as condições de trabalho dos colaboradores e garantir que sejam cumpridas as normas de segurança e saúde durante a realização de um serviço.


Caso as condições não estejam ideais, também é função desse profissional analisar a situação e colocar em prática novas ações para que o local e a realização do trabalho se tornem mais seguros.


O indivíduo que deseja seguir essa carreira precisa ser disciplinado e cumprir também as regras que ensina para os demais colaboradores, senão ele não terá autoridade dentro da empresa.


Além disso, ele tem que manter um bom relacionamento com as pessoas que trabalham em sua firma, porque, em alguns momentos, pode ser que ele tenha que interferir no serviço de colaboradores que não são da sua equipe.

Ele pode, por exemplo, ter que corrigir um procedimento para deixá-lo mais seguro.


Sendo assim, o mais indicado é que esse profissional se dê bem com os demais funcionários da empresa para que não pareça que ele deseja apenas atrapalhar ou atrasar o trabalho dos outros. Outra característica importante é saber dizer não, porque sempre há aqueles que pedem para o técnico fazer uma exceção para as normas em determinado caso. 


Motivos para cursar Técnico em Segurança do Trabalho


Após descobrir como é o cotidiano deste profissional, você já é capaz de ter uma noção de se essa carreira combina com você, certo? Agora chegou a hora de ver o porquê de tantos jovens estarem escolhendo essa profissão. A seguir, vamos mostrar 5 motivos para cursar Técnico em Segurança do Trabalho. Confira!


1. Antecipa sua entrada no mercado de trabalho

Assim como a maior parte dos cursos técnicos, o de Segurança do Trabalho tem como objetivo preparar rapidamente os estudantes para o mercado de trabalho. Por isso, a formação é rápida e as aulas focam na prática da profissão.


Este curso técnico tem duração média de 1 ano e meio, enquanto um curso superior, por exemplo, dura cerca de 3 anos. Ou seja, ao optar pela formação técnica, o estudante é capaz de conseguir um emprego com 1 ano e meio de antecedência.


Para iniciar este curso, geralmente, o indivíduo precisa ter finalizado o ensino médio ou estar pelo menos no 2º ano. Isso vai depender dos requisitos de cada instituição. Se o estudante escolher uma instituição na qual seja permitido fazer o curso sem ter finalizado o ensino médio, a sua entrada no mercado de trabalho pode ser ainda mais cedo.


2. A profissão é valorizada

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 4 da Portaria nº 3.214 de 1978, todas as empresas privadas e públicas que trabalham de acordo com o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) têm que contratar técnicos da segurança do trabalho. O número de profissionais é definido pelo total de colaboradores da instituição e pelo risco das atividades que são realizadas na empresa.


Essa norma mostra o quão valorizada é a profissão do Técnico em Segurança do Trabalho. Além disso, esses profissionais costumam ser bem remunerados. O salário inicial médio de um técnico é de R$ 2.000,00. Entretanto, os rendimentos podem chegar até R$ 8.000,00 por mês, conforme a experiência e o segmento em que o profissional atua.


3. Diversas oportunidades de emprego


Como foi dito no tópico acima, boa parte das empresas do país têm que contratar profissionais de Segurança do Trabalho para proteger os colaboradores e evitar acidentes durante a realização das atividades cotidianas.


Sendo assim, os técnicos conseguem trabalhar em instituições de diversas áreas e há várias oportunidades de emprego no mercado. Esse é um dos motivos que desperta bastante o interesse dos jovens para cursar Segurança do Trabalho.

Este profissional geralmente é contratado nas seguintes áreas: fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas públicas e comerciais, indústrias e mineradoras. O técnico pode ainda trabalhar no agronegócio, em empresas agroindustriais.


4. A profissão está em alta


O Brasil está em quarto lugar no rankingmundial de acidentes de trabalho, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Para que a posição do país melhore e as empresas continuem funcionando de maneira adequada e de acordo com a lei, elas precisam contratar técnicos especializados nessa área.

Por isso, a profissão de Técnico em Segurança do Trabalho está em alta e acredita-se que ela continuará assim por um bom tempo.


Além de garantir que não haja acidentes no ambiente de trabalho e que a empresa funcione conforme a legislação, contratar esses profissionais também evita o aparecimento de outros problemas para a empresa.  


Por exemplo: se houver realmente um acidente com algum colaborador, a instituição será responsável e terá que arcar com os custos do tratamento do indivíduo, da substituição dele (caso seja necessário) e das máquinas envolvidas no ocorrido. Além disso, a imagem da empresa será prejudicada.  


5. Transforma em profissão o instinto pela prevenção de acidentes

Se você já se interessa pelo tema da segurança e tem instinto para a prevenção de acidentes, escolher essa carreira é a oportunidade de transformar os seus gostos e habilidades em profissão.


Interessar-se por este tema é importante, porque você se importará com as normas e será mais fácil estudar um tema que o atrai. Esse item está entre um dos principais motivos para cursar Técnico em Segurança do Trabalho, pois ele garante que você vai gostar da profissão e que tem uma grande chance de ser bem-sucedido no ramo.

Esses são os 5 motivos para cursar Técnico em Segurança do Trabalho que atraem bastante as pessoas que desejam entrar rapidamente no mercado de trabalho.


Depois de descobrir como é essa carreira e quais são as vantagens dela, você já decidiu se é uma boa opção para o seu perfil?

Se mesmo após conferir os principais motivos para cursar Técnico em Segurança do Trabalho, você ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco para que possamos acabar com as suas incertezas!

Fonte: https://www.tecnicageracao.com.br/blog/5-motivos-para-cursar-tecnico-em-seguranca-do-trabalho/



293 visualizações0 comentário
bottom of page