top of page
  • Foto do escritorceconjf

Você sabia que 7 em cada 10 formados no ensino técnico estão empregados?

Atualizado: 20 de mar. de 2020



Pesquisa comprova: mercado emprega mais de 70% dos formados em cursos técnicos 7 em cada 10 formados nesse modalidade encontram emprego na área de atuação com os cursos oferecidos pelo SENAI/Fieg

  1. As pesquisas comprovam: de sete em cada dez formados no ensino técnico estão empregados. Os dados são da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), painel 2017-2019, criada há 20 anos para mapear a trajetória de estudantes e egressos no mercado de trabalho.

  2. Por meio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), as unidades físicas do SENAI oferecem cursos técnicos para você que não quer perder tempo e arrumar um emprego rapidamente. O levantamento mostrou que de cada dez formados nos cursos de técnico em Controle Ambiental e em Saneamento, e em Tecnologia da Informação, oito entraram no mercado de trabalho durante ou após a realização do curso. A alta absorção dos técnicos foi de 86,8% na área de Meio Ambiente, 86,4% na área de Tecnologia da Informação, 72,9% no setor de Logística e 71,4% de Segurança do Trabalho. Outras áreas que se destacaram foram: Refrigeração e Climatização, 70,5%, e Gestão, 67,9%. Além disso, os salários de técnicos superam, muitas vezes, o de profissionais de cursos superiores. Nas áreas de eletromecânica, química e energia, técnicos com mais de um ano de casa ganham em média R$ 7,2 mil; e aqueles com mais de dez anos de experiência têm rendimento superior a R$ 10 mil. A boa remuneração foi comprovada nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2016).

  3. Formação de pessoas para o mercado de trabalho Os números significam que a demanda do setor produtivo por profissionais qualificados continua em alta, mesmo em momentos de crise. O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, explica que a instituição formou profissionais com as competências requeridas pela indústria. “A oferta de educação profissional sempre deve ser alinhada à demanda do setor produtivo”. Ou seja, quem tem curso técnico dificilmente fica sem emprego. Isso porque os cursos do SENAI/Fieg estão focados em atividades práticas e no desenvolvimento de competências gerais e específicas para uma ocupação que as empresas ofertam. Feedback Além do contato com ex-estudantes do SENAI, o estudo também realizou entrevistas nas empresas com os supervisores diretos dos profissionais técnicos formados pela instituição. Em uma escala de zero a dez, a nota média do profissional de nível técnico foi 8,8. O índice que mede o percentual de preferência por contratação de egressos do SENAI ficou em 93,6%. Mais de mil empresas foram ouvidas. As competências comportamentais dos técnicos formados, conhecidas por soft kills, também foram alvo do levantamento. Os egressos alcançaram nota média de 8,4 de seus supervisores diretos, em quesitos como capacidade de negociação, de trabalho em equipe e de resolução de problemas. Outro dado importante para você que já possui um ensino técnico, mas pensa em se matricular em outro: 79,3% dos profissionais técnicos entrevistados querem fazer ou já estão fazendo outros cursos do SENAI. E 98,8% dos egressos indicam os cursos para amigos e conhecidos. Ambiente inclusivo O SENAI é um dos pioneiros em qualificar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. O painel revelou que o nível de empregabilidade desses profissionais foi 75,5%, e a nota média de satisfação das empresas contratantes foi 8,9, numa escala de zero a dez. Se você se insere nesse grupo, fique sabendo que o SENAI/Fieg oferece um ambiente inclusivo, com instalações acessíveis e materiais didáticos adequados para você ter uma qualificação de sucesso. Na primeira fase da pesquisa, o SENAI ouviu 21.284 técnicos de nível médio; 7.434, na segunda; e 1022, na terceira fase. Cursos feitos para você Essa foi apenas uma demonstração do quanto o ensino técnico do SENAI pode te proporcionar uma rápida inserção no mercado de trabalho. Gostou do conteúdo? Então saiba aqui como escolher um curso no SENAI/Fieg que tem tudo a ver com você.


Fonte: FIEG.

492 visualizações0 comentário
bottom of page